segunda-feira, 18 de outubro de 2010

As SCUTs do Pinto da Costa


Ando há dias a não querer abordar aqui este tema, mas como ontem fui dar um passeio até à bonita cidade de Aveiro (que um imbecil qualquer resolveu desfigurar com uma via férrea que tapa a vista das salinas), não tenho como evitar.

O Povo Portucalense (todo aquele acima do Mondego, ou seja, todo aquele que não é lá de baixo), anda a nitidamente a perder qualidades. Pelo que se vê, deixou-se domar, ao contrário da fama invicta que tem... é a única conclusão a que posso chegar quando reparo nos movimentos em manada de 43 mil cabeças para ir comprar a canga (mais uma) que o Vale do Tejo nos quer colocar ao pescoço. Uma manada de bois e vacas, abjecta e cobarde, que sabe ser muito "valente" ao não respeitar as filas (ameaçando até os seus conterrâneos, se for preciso), mas que depois aninha e baixa as calças, por completo, quando se trata de travar o saque a que tem vindo a ser sujeita pelas sanguessugas da capital medíocre que temos, no mínimo, desde 1986.

É mais caro ir agora pelas SCUTs (IC1/IP5) para Aveiro do que era dantes ir por AUTOESTRADA (A1). Para que é que construiram as SCUTs, então?

Muito se tem falado nas SCUTs mas, à boa maneira lá de baixo, a informação que é preciso chegar aos olhos/ouvidos dos Portucalenses nunca chega, porque se chegasse, havia provavelmente uma guerra civil (não, cretino, não estou a incitar a nenhuma).

Dou um exemplo, neste momento um cidadão Portucalense que queira ir do Porto até Aveiro (algo que até sexta-feira, se fosse pelas SCUTs, era desembolsado via IRS/IRC), neste momento, além dos pesados impostos ainda tem que pagar mais por ir pelas SCUTs (ICs/IPs) de DUAS FAIXAS que foram construidas para ser gratuitas (e tentar travar as assimetrias galopantes entre o Vale do Tejo e as restantes regiões), do que PAGAVA ANTES POR IR PELA AUTOESTRADA (A1) de TRÊS FAIXAS que existe ao lado (existe, quer dizer... em parte do trajecto, porque a terceira faixa ainda só vai até Estarreja, uma vez que o Vale do Tejo apenas gosta de ir a banhos para os Algarves, mas isso já são outros quinhentinhos).

Leram bem, o trajecto pelas ex-SCUTs do Porto a Aveiro (as tais que era suposto serem "gratuitas"), é agora MAIS CARO do que era dantes fazer o mesmo trajecto por Autoestrada até Aveiro (saída de Albergaria). Um fica a 4,10 e o outro ficava a 3,2 EUR (porque depois até à Veneza Portuguesa, pela IP5, não havia mais qualquer cobrança).


E o pior mesmo é que nem sequer os que sempre foram por Autoestrada escapam agora a mais este saque descarado e tresloucado da capital mediocre que temos, uma vez que são pornograficamente taxados logo à saída da A1, a caminho de Aveiro, sem qualquer hipótese de evitar o "lisbótico" que algum vendido ali colocou.


Vejam bem, em tempos de vacas esqueléticas o Desgoverno do Vale do Tejo resolveu colocar os Portucalenses a pagar mais para ir do Porto a Aveiro do que pagava em tempos de vacas gordas e neste momento, para fazer o mesmo trajecto que se fazia sem SCUTs, paga-se agora 4,6 Euros (3,2 + 1,4) quando dantes se pagava 3,2 Euros, ou então opta-se pelas SCUTS e paga-se 4,1 Euros, ainda assim mais do 3,2 Euros. Não é de doidos? Numa região completamente debilitada e em plena crise? Se não é de doidos parece. Não se fiem no que aqui está, peguem numa caneta/calculadora e façam as contas. Na prática, para quem vá e venha todos os dias, são 246 Euros por mês (isto se vier pelas scuts, porque se optar pela A1, são 276 Euros/mês, só de portagens).

Para mim não parece, é de doidos varridos mesmo, a região Portucalense, numa altura em que está a tentar sobreviver à maior recessão que eu já vi, passou a pagar mais pelas SCUTs do que pagava por ir de autoestrada. E ainda mais por continuar a ir de autoestrada. É de loucos, só pode ser. A Descendi da Bicla-Engil e os deputedos a seu soldo para o ano vão ter grandes lucros, é certinho... e no futuro, eles já sabem a receita, basta fazer uma IC com fundos comunitários e dinheiro dos Portucalenses, em cima das estradas existentes (que é para não haver alternativa), chamar-lhe abusivamente autoestrada e depois ainda obrigar os utentes das antigas autoestradas a passar por lá.

Concluindo, para que é que foi feita a IC1 a que agora chamam A29, alguém me sabe dizer? Para isto tinha sido melhor fazer apenas a terceira faixa na A1, tinha-se poupado vários milhões e sempre se continuava a pagar 3,2 Euros para ir para Aveiro.

Enfim, é o que se chama decisões de curto-prazo, deitar dinheiro fora e condenar o País à bancarrota.

Entretanto e paralelamente a mais este esforço sinistro que nos querem obrigar a fazer sozinhos, sabe-se lá porquê, os agiotas dos bancos continuam com os privilégios escandalosos que mais ninguém tem, a "sanguessugar" quem está em dificuldades e a enriquecer à custa da desgraça alheia. É caso para dizer: salvo raros e salutares exemplos, como o Pinto da Costa, se o Portucalense não se tornou manso, disfarça bem.

Por mim, que enviem as multas... não as tenciono pagar.

Esta dualidade de critérios vigente na ditadura de informação em que somos obrigados a viver pela capital medíocre que temos, é insuportável. Somos roubados e ainda difamados como corruptos, há que dizer basta.

PARA ENFRENTAR OS DESAFIOS DA NOVA EUROPA, PROPONHO REDUZIR AS VÁRIAS CIDADES DA ÁREA METROPOLITANA DO GRANDE PORTO, A APENAS UMA SÓ, DE SEU NOME PORTO!

7 comentários:

  1. Mais um post muito bem esgalhado.
    Parabéns.

    Um abraço

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  2. Eu estou pronto para a Revolta e vocês estão?

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  3. Obrigado e abraço, caro Dragao Vila Pouca.

    Caro Pedro que tipo de revolta anda por aí a ser congeminada? Aviso já que sou totalmente contra qualquer tipo de violência e também não sou separatista, pelas simples razão que se alguém tem de arranjar outro País, são os mouros vermelhos de vergonha, uma vez que Portugal nasceu cá em cima e não lá em baixo.

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  4. Eu infelizmente nao vivo em Portugal, mas proponho que se faça como experimento um dia sem portagens.

    Estaria bom de ver se todos os portugueses decidissem por exemplo no dia 23 de Dezembro 5ª Feira nao pagar portagens em nenhuma auto-estrada.

    E isto seria só o começo. Depois há mais sectores onde devíamos boicotar e bem o roubo e o chulanço.

    Ainda ninguém me explicou como é possivel que com o mesmo pacote de ajudas estruturais Espanha tenha auto-estradas grátis pagas pela Uniao europeia e nós temos auto-estradas pagas pela Uniao Europeia e pelos nossos impostos e ainda pelas portagens que pagamos todos os dias. Alguém me pode explicar esse processo?

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  5. @ cinema da febre

    peço desculpa por sugerir um post "em causa própria". mas é que o mesmo serve de complemento (mais do que directo) ao tema em questão.
    chama-se: alternativa viável.

    PS: só para referir que este blogue já faz parte das minhas visitas diárias (bem como da lista que o meu sugere) ;)

    saudações PENTAcampeãs!

    Tomo I

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  6. @ cinema da febre

    Que belo brinde me foi dado com este post, uma leitura muito interessante como de costume! Temo que este blog tem tudo para se tornar um local de culto para os Portistas, seja de clube, cidade ou mesmo coração.

    Tal como o amigo penta1975, passarei a visitar religiosamente este cantinho!

    Um abraço.

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  7. Caro Saci-Perere, a ideia é boa mas eu acho que os Portucalenses deviam continuar sem pagar e não é só nessa data. Um só dia não chega. A pergunta que faz é muito pertinente, a mim cheira-me a corrupção. Ainda no outro dia ouvi o Paulo Morais, ex-vereador da CMPorto a dizer que estas parcerias PPP têm uma RENTABILIDADE GARANTIDA de 14% (quando os bancos garantem quanto, 6%?). E se ninguém tivesse dado pela "gralha" eram mais 600 milhões só para a Ascendi, em 2011.

    Caros Penta1975 e Andre, obrigado pela preferencia, é bom saber.

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